MEDITANDO COM O CRISTO AO ANOITECER –EVANGELHO DE JOÃO– IVONETE ANJOS, MARILDA FONSECA E PEDRO PAIVA
May 31, 2026•Channel
AI Analysis
Data from YouTube Data API v3•Updated Just now
Video Overview
Video Details
Published3 weeks ago
Duration51:33
Video IDOwIsv296-qU
Languagept-PT
CategoryEntertainment
PrivacyPublic
Made for KidsNo
Video TypeRegular Video
Performance Metrics
Views5
Likes1
Comments0
Engagement Rate20.00%
Likes per 100 views20.00
Comments per 1K views0.00
Description
PROGRAMA MEDITANDO COM O CRISTO AO ANOITECER / EVANGELHO DE JOÃO / IVONETE ANJOS, MARILDA FONSECA E PEDRO PAIVA
SÁBADO / 06.06.26 / 22H
Transmissão ao vivo – Casa Espírita Seara de Luz
Rua dos Lírios, 890 | bairro Aeroporto | Guarantã do Norte – MT
A Sociedade Espírita Seara de Luz é uma instituição sem fins lucrativos que atua na cidade de Guarantã do Norte – MT, dedicando-se à divulgação e à vivência do Espiritismo em seu tríplice aspecto — científico, filosófico e religioso —, conforme os ensinamentos de Allan Kardec.
Nosso canal não é monetizado, para que o conteúdo apresentado permaneça livre de qualquer interferência. Ainda assim, contamos com a colaboração fraterna de todos para a continuidade das atividades da casa e para a manutenção de nossas instalações.
Se você sentir em seu coração o desejo de colaborar, doações de qualquer valor podem ser feitas diretamente para a Sociedade Espírita Seara de Luz – CNPJ nº 04.002.038/0001-54.
Banco Bradesco
Agência: 1288-2
C/P: 1001354-2
PIX: 04.002.038/0001-54
Nossa sincera gratidão a todos 🙏
Meditando com o Cristo ao Anoitecer é um programa diário, iniciando às 22 horas, de segunda a sábado e domingos, às 21:30 horas. Inicia com a meditação guiada favorecendo um despertar com pensamentos elevados, objetivando o autoconhecimento através da reflexão do Evangelho, preparando mente e corpo para um dia harmonioso e em paz.
A meditação, uma prática milenar no oriente, vem sendo cada vez mais popularizada no Ocidente após um crescente número de pesquisas comprovando seus benefícios na saúde como um todo, sobretudo com a expansão do Mindfulness (meditação da atenção plena).
Estudos neurofisiológicos constataram redução do consumo de oxigênio, da eliminação de gás carbônico e da frequência respiratória, caracterizando um hipermetabolismo basal; mente alerta com capacidade de controle das funções involuntárias; aumento da resistência da pele e redução do lactato plasmático, cuja alta concentração é associada a altos níveis de ansiedade; diminuição da frequência cardíaca; melhor sincronização entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro; diminuição do cortisol, diminuição do transtorno de ansiedade generalizada, transtornos de pânico e fobias; diminuição da compulsão alimentar; melhora da depressão; redução da agressividade e, consequentemente, da violência social (Danucalov; Simões, 2006).
Quando estudamos a literatura espírita, encontramos diversas informações da espiritualidade, recomendando a meditação como um recurso valioso de autocura e de evolução espiritual. No livro Caminho Verdade e Vida, Emmanuel considera: “Nossa mente sofre sede de paz, como a terra seca tem necessidade de água fria. Vem a um lugar à parte, no país de ti mesmo, a fim de repousar um pouco. Esquece as fronteiras sociais, os controles domésticos, as incompreensões dos parentes, os assuntos difíceis, os problemas inquietantes, as ideias inferiores (XAVIER; 2008).
Entretanto, a meditação, ainda, é considerada por muitos como um desafio inalcançável, porém Joana de Ângelis nos dá umas dicas, mostrando sua acessibilidade para todos que estão principiando: Criada a atmosfera de relaxamento sem dificuldade, com a respiração pausada, em tempos específicos de inspirar com a boca cerrada, reter, mantendo-a ainda fechada, e expirar, abrindo-se suavemente os lábios, modifica-se esse tipo de estrutura convencional, a que se está acostumado, dando-se lugar a um novo método saudável...(FRANCO, 2013).
Os mecanismos de como tudo isso ocorre, estão sendo estudados, mas recorremos novamente a Joana de Ângelis (1988): “...através de uma concentração analítica, o neófito examina suas carências e seus problemas, os seus defeitos e as soluções de que poderá dispor para aplicar-se...., após a meditação analítica, o exercício de absorção de forças mentais e morais torna-se-lhe o antídoto eficiente, que predispõe ao bem-estar, encorajando ante as inevitáveis lutas e vicissitudes do viver cotidiano...”.
Mas, afinal, para que meditarmos? Apenas para melhoria em nosso próprio benefício? Como já fizemos referências, muitos, com a expansão das pesquisas no ocidente comprovando os benefícios da saúde integral, passaram a meditar. Mas meditar como orar são recursos não apenas terapêuticos, mas sobretudo de aperfeiçoamento contínuo e renovação planetária, pois segundo André Luiz, ela refunde a atmosfera, purificando-a. (XAVIER, 1959).
Observemos que a meditação é um processo ativo em todos os níveis da consciência e, embora as pesquisas ressaltem os benefícios na saúde física e mental, é fundamental que a reconheçamos como um movimento em direção ao processo de expansão da nossa consciência rumo à expressão das nossas potencialidades aqui no planeta.
RENOVANDO CONSCIÊNCIAS
Consciência e Espiritualidade